top of page

Como é a primeira sessão de terapia?

A primeira sessão de terapia pode ser assustadora! Vários questionamentos podem surgir: "O que vou falar?", "O que a psicóloga vai me perguntar?", "Será que tenho que contar tudo sobre minha vida?". Como sei que pode ser um tema mais complicado, trouxe algumas dicas para você ficar mais tranquila nesse momento!

  • Não é necessário falar sobre toda a sua vida (e nem há tempo suficiente!).

Você pode abordar os assuntos com os quais se sente à vontade. Não é necessário mencionar questões com as quais você ainda não se sente confortável para lidar, e também não precisa se preocupar em lembrar de cada detalhe da sua vida. Com certeza, é muita vida para ser abordada em pouco tempo.

  • As perguntas serão fáceis de entender!

Sim! As perguntas serão fáceis de entender. Nesse primeiro momento, a psicóloga pode fazer algumas perguntas sobre a sua família, seus relacionamentos, seu trabalho... Neste momento, vocês estão se conhecendo, tanto você conhecendo a psicóloga quanto ela conhecendo você. E se você não gostar da psicóloga? Se você não se sentir acolhida, ouvida pela psicóloga ou sentir que não houve conexão, e não se sentir confortável em falar com ela, você não precisa agendar uma segunda sessão!

  • Quando você vai para a primeira sessão, não é obrigatório que você continue o tratamento com aquela psicóloga.

Um ponto importante para lembrar: dê chances às psicólogas, a maneira de atender de cada profissional é diferente! Você pode não ter gostado da abordagem de uma, mas gostar da abordagem de outra. Então, experimente!

Segundo ponto importante: é comum você não se sentir 100% aberta na primeira sessão, mas avalie o quão confortável você se sentiu para falar. A confiança é construída na relação e a partir dela você vai se abrir cada vez mais sobre si mesma.


Espero que você encontre uma psicóloga que goste e embarque na jornada da psicoterapia!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page