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Formas de pagamento na clínica

Quando saímos da faculdade de Psicologia não nos é ensinado muitas questões burocráticas, inclusive sobre formas de pagamento na clínica!

Existem várias formas de receber, mas saber quais estão disponíveis e qual a melhor para você utilizar na sua clínica pode ser complicado. Vamos lá!


As formas de pagamento que existem:


  • PIX:

Acredito que seja a mais comum, é rápida, fácil e requer apenas uma conta no banco. Você informa o seu paciente qual o número do PIX (celular, e-mail, CPF) e a pessoa faz o PIX.


  • Link de pagamento no cartão de crédito/débito:

Também uma forma segura de receber na sua clínica. Essa opção exige um pouco mais de atenção. Para ofertar essa opção você precisa ter uma conta em um banco que possa gerar link de pagamento ou ter conta em uma mediadora de pagamento.

Aqui é importante nos atentarmos as taxas que são cobradas. Elas podem variar de banco para banco ou mediadora para mediadora (podem varias de 3% a 5% sobre o valor que você vai receber). Algumas opções que estão no mercado são: PagSeguro; CarameloPay (a minha mediadora atual); InfinityPay. Essas não exigem que tenha CNPJ para usar a função de link de pagamento.

Outra dúvida que pode sugir é: quem paga a taxa da transação? Isso depende de você, tanto você pode pagar quanto cobrar o valor da sessão e adicionar o valor da transação. Vamos a um exemplo:


1) Você paga a taxa de transição do cartão:


Valor da sessão: R$150,00

Taxa do cartão: 4,5%

Valor a ser recebido: R$143,25


2) O paciente paga a taxa de transição de cartão:


Valor da sessão: R$150,00 + R$6,75 (taxa)

Valor a ser recebido: R$150,00


Não existe uma forma certa ou errada de fazer essa cobrança, depende do que você achar melhor.


  • Boleto bancário:

Acredito que essa seja a forma menos usual que tem na clínica, mas alguns pacientes podem pedir dessa forma! Nesse caso conheço apenas um banco que possibilita que seja dessa forma, o PagSeguro. Tem uma taxa que é cobrada quando a pessoa paga o boleto e, até o momento, o valor é de R$3,50.


Existem outras formas, mas essas são as que conheço e vejo sendo usadas por outros psicólogas.


Uma outra questão que pode surgir de dúvida é sobre pacotes e o valor por sessão. Na hora de apresentar os valores para os possíveis pacientes, temos várias formas! Podemos passar o valor:


  • por pacote de sessão (exemplo: R$300,00 e cada sessão é R$75,00);

  • por sessão (cada sessão ser R$75,00)

  • fazer o preço por sessão e ofertar um desconto quando for pacote (cada sessão ser R$75,00 e o pacote ser R$280,00).


A forma como você envia as informações de valores depende de como se sente mais confortável. Não há uma regra que diz que no pacote de sessões você precisa oferecer um desconto. O único ponto que vejo de negativo é quando você passa o valor por sessão, sem informar qual o total no mês. Isso pode gerar alguma confusão no paciente e compreender errado e gerar algum desconforto.


A forma como você apresenta os valores e quais as formas de pagamento precisam estar alinhados com a sua clínica. Se você preferir somente receber por PIX, não tem problema, basta avisar e deixar claro na mensagem que é a única forma de pagamento. Da mesma forma no cartão de crédito, precisa ser claro para o paciente se a taxa será paga por ele/a.


Avalie a forma como fica melhor para você! Me conta aqui, como você recebe ou receberá os pagamentos da sua clínica?

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